SER EDUCADOR.
Segundo o Professor José M. o educador está mais do que especializado em conhecimento. Portanto isto ostenta equilíbrio, experiência e evolução, tornando-o um profissional integrado à ética e ao aprendizado.
Toda experiência adquirida ao longo dos anos, faz com que aprenda sempre, humanizando-o ainda mais. Mesmo nos momentos em que mudar contradiz a sua personalidade, não desiste, vai em frente, avançando as etapas da evolução, compreendendo a necessidade de seu compreender. Mesmo sentindo fora de seu mundo, motiva-se na busca por novos conhecimentos, sem desanimar com o acertar ou o errar, mantém o ritmo apenas naquela, de que tudo que faz é para seu aluno, e para si mesmo, pois o mundo gira em torno daqueles que correm, que buscam, e aqueles que param ficam estacionados, e as vezes não sobrevivem aos motivados, a aqueles que não pensam no valor da remuneração.
Ensinar difere intensamente da imaginação daqueles que não atuam, sabemos que há momentos de participação árdua, mas também de disabores, momentos que não desenvolve. Os nomes, alunos, tudo é igual, mas a rotina não, ela não pode fazer parte das aulas, o professor não pode pensar no baixo salário, e sim na segurança do emprego, enquanto pensa e faz parte da evolução, chega a aposentadoria, e a acomodação chega junto, o docente participou, levou alguém a participar, fez o caminho de cabeça erguida, agora é hora de descansar.
Texto referência: A aprendizagem de ser educador
2 comentários:
oi, gostei de seu texto...
tudo isso é verdade, quanto a isso não há dúvidas.
Gostei.
Postar um comentário