Páginas

Queridos ... obrigada por me visitarem!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

FELIZ EM SER PROFESSORA!!! Que bom que você veio me visitar. Obrigada.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sábado, 30 de abril de 2011

Projeto de Artes

PROJETO

Stop motion

MOVIMENTANDO

A

ARTE

2011

DISCIPLINA: ARTES

TURNO: NOTURNO

NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO

Conteúdos

-Elementos da Linguagem, Visual, musical e cênica.

Objetivos

- Conhecer a produção de artistas modernos e contemporâneos.
- Desenvolver o repertório de trabalhos artísticos.
- Criar movimentos através de imagens paradas, que revelem um pensamento com a organização consciente dos elementos visuais no enquadramento.

Justificativa

A arte é cultura. É fruto de sujeitos que expressam sua visão de mundo, visão esta que está atrelada a concepções, princípios, espaços, tempos, vivências. O contato com a arte de diversos períodos históricos e de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e idéias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte. Esses e outros princípios justifica, esse projeto.

Complementos

- Linguagem fotográfica.
- Procedimentos de desconstrução e de construção de imagens.
- Desenho a mão livre, criação de personagens e habilidades fotográficas, adaptação imagens e musica.

-Usar a tecnologia como construção de habilidades e conhecimento.



Recursos:

Fotografias, desenhos e bonecos de massinhas produzidos pelos próprios alunos. Composição e o enquadramento das produções com o designer direcionado. Câmera digital ou celular com câmera, computadores e alguns de seus recursos adicionais, musica para junção à imagem, data show para apresentação final.




Desenvolvimento
1ª etapa

Levar o conceito sobre elementos da linguagem visual, apresentar alguns trabalhos criados a partir dessa composição por artistas conhecidos. Estudar a linguagem da fotografia e a composição de imagens paradas e em movimento.

2ª etapa

Apresentar obras das tendências literárias e pedir que reproduzam em seu estado normal. Escolher uma outra para que seja reproduzida através de pontos.

3ª etapa


Organizar a sala em grupos para que observem algumas imagens, pode ser apresentado em data show ou pesquisa em computadores individualmente. Socializar os comentários, discutindo os critérios e a intencionalidade do autor. Dividir a turma em grupos de três ou quatro, e explicar como deve ocorrer o desenvolvimento do trabalho.

Os grupos deverão decidir com o que vai trabalhar: desenho livre, bonecos de massinha, fotos, imagens naturais...


4ª etapa

Usar a sala de tecnologia para montar os vídeos que serão desenvolvidos pelos alunos, com as imagens produzidas também por eles. OBS: Imagens paradas que ganharão movimento.


5ª etapa

Apresentação do trabalho, em data show, referenciando a arte desenvolvida e os meios para concluir o mesmo. O grau de dificuldade encontrada, e o sentimento de poder finalizar.

Avaliação:

Será avaliado todo o processo de desenvolvimento, desde a atenção em sala, a participação no decorrer do projeto, em grupos e individualmente, até o momento final da apresentação, bem como o interesse pessoal quanto ao conhecimento cultural.

________________________________________

Professora: Maurina

________________________________________

Coordenadora: Rosineide

Nenhum comentário:

Obrigada pela visita!!!

Voltem sempre!!!